Melhores Filmes: Terror


melhores filmes de terror

10 de novembro, 2015

De volta com as malditas listinhas, essa, fundamental pra qualquer admirador de um gênero sempre presente nos lançamentos. O terror virou um estilo bem defasado de um tempo pra cá, se as produções se preocupam mais em agradar o público juvenil atualmente, sempre com a premissa de um grupo de mesma faixa etária isolado, sendo atormentado por um serial killer, forças sobrenaturais ou qualquer alicerce que componha o enredo. 

No meu caso, os clássicos são os que mais marcaram e se muitos podem até parecer defasados para os tempos atuais, a grande maioria componente da lista me dá um frio na espinha até hoje, a lista não segue ordem de preferência e pode até não estar necessariamente inserida no contexto terror, mas leva a premissa principal que se espera deste gênero: o medo.

Alien [1979]
Começando na contradição, Alien provavelmente não estaria na prateleira de terror, estaria logicamente na de Sci-fi mas, dificil não falar da primeira obra de Ridley Scott sem pensar na incrivel atmosfera de suspense até a aparição do feiosão engolidor de humanos, a trilha sonora e a ambientação desse clássico, me metem medo até hoje. Obra!





Espíritos [Shutter-Tailândia]
Se fosse pra enumerar talvez estivesse no top 3, esse filme foi daqueles de dar um cagaço de não dormir a noite inteira, exageros a parte, a película de origem tailandesa foi ardilosamente composta com áudio baixíssimo entre os diálogos que se sucedem, nas cenas de tensão o mesmo subia causando ainda mais calafrios para os espectadores. Se hoje pode não meter tanto medo, o tema e a história são com certeza uma das mais medonhas que já vi.





A noite dos mortos vivos [1990]
Porque não colocar o clássico de 78 de Romero? Bom, lembro claramente de quando o remake foi exibido na Bandeirantes meados dos anos 90, zumbis até então me eram novidade, se os antagonistas a principio pareciam toscos rastejantes, a tensão desse filme e seu final sempre surpreendente merecem menção honrosa por aqui.






O Exorcista
Mais um que dispensaria apresentações, O Exorcista talvez se perpetue em muitas listas do gênero, se hoje os vômitos de ervilha, o malabarismo escada abaixo soem retrógrados, pra mim vai ser sempre um dos filmes mais marcantes, da época em que minha mãe ainda limpava o VHS com benzeno e mais um dos que tornaram as noites mais difíceis de se dormir. 

Eu ainda mencionaria que o demônio talvez seja um dos protagonistas mais fáceis de se trabalhar com o medo humano, se analisarmos todos os filmes já trabalhados em cima do tema, o filme de 73 ainda dá um baile em muita produção mais recente.





Seven
Beleza, peguei da sessão thriller/suspense e trouxe pra cá. Seven não vai ter elementos sobrenaturais ou aberrações monstrengas mas é sem dúvidas uma das melhores narrativas policiais já feitas, e diferente de O Exorcista em que temos um protagonista do além, comum aos medos cristãos humano, aqui o antagonista nos brinda com um show de horrores baseados em nossos próprios pecados capitais.






Massacre da serra elétrica [2003]
Mais um? Porque não mencionar o clássico de 79? Sei lá, gosto bastante deste remake e apesar de ter todo o conteúdo redundante das tramas de terror atuais, jovenzinhos perdidos sendo massacrados, quando assisti  a essa película fiquei bem satisfeito com o climão tenso criado pelo sempre aterrorizante Leatherface e sua familia psicopata, é o que se espera do terror funcional, apreensão e tensão.




A Bruxa de Blair 
A Bruxa de Blair é daqueles pra ser digerido, precisei ver duas vezes pra entender, afinal pra época o handmade exaustivamente utilizado hoje em dia, era total novidade no mercado cinematográfico. É o tal do terror psicológico de Bebê de Rosemary, os personagens mais medonhos são aqueles que não podemos observar, não é isso? O desconhecido causando temor em uma abordagem diferente, se na época foi muito contestado, hoje já é cult.





Hellraiser [1987]
Pinhead e sua turma cenobita eram outros que metiam bastante medo, quando vi o primeiro filme achei a estética sadomasoquista do filme bem atípica. As muitas continuações com enredos independentes para cada sequência fizeram a franquia dar uma escorregada mas, a primeira obra será sempre estarrecedora na mente daquele jovem adolescente nos anos 90.






A Bolha [1988]
Clássico trash das sessões da tarde do SBT, assista o filme hoje e veja o quão enfadonho pode parecer. Mas A Bolha nas entranhas dos anos 90 era um blockbuster de encher os olhos da molecada, a gosma alienígena que atacava os humanos preenchia fácil a imaginação daquela geração naquelas saudosas tardes. 




Palhaços assassinos do espaço sideral
Mais um pra se pensar no top 3, se os figurinos, a história, o contexto do filme com um todo é absolutamente irrisório visto sob a ótica atual, coloque-se de volta no tempo, se você tem entre 25-30 anos deve recordar-se dos tais boatos que se alastravam bairros adentro em São Paulo, A Gangue dos Palhaços, historietas do costume popular para amedrontar a criançada mas que chegaram a existir de verdade[Veja]. 

Então alinhe ai esse filme que ribombava no Cine Trash com a tal história da gangue de palhaços, pronto, você tem todo um universo macabro criado no cerebelo jovem dos anos 90, e convenhamos palhaço é uma criatura assustadora em sua própria essência.